Convergência educacional? O que é isto?


Como Diretor de Assuntos Educacionais da Sucesu-MG (Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações), faço parte da comissão organizadora de um evento de temática inovadora: o I Encontro Sucesu-MG de Convergência Educacional. Mas o que é isto?

A convergência tecnológica já é bem conhecida: um equipamento “aprende” e incorpora funções próprias de outros (vide Palm que é celular, tira foto, toca MP3, etc). No universo da educação, está acontecendo algo semelhante: empresas estão aprendendo a ser escolas, através de suas universidades corporativas e outras iniciativas educacionais, que usam ferramentas tecnológicas sofisticadas, mas incorporando inteligentemente a contribuição que a Pedagogia tem a dar – e escolas aprendem a ser empresas, absorvendo metodologias e instrumentos de gestão empresarial e até mesmo e-business, algumas já ombreando com as empresas no uso intensivo de novas ferramentas, vendendo e disponibilizando eletronicamente materiais, conteúdos e serviços.

É para colocar juntos o universo empresarial e o educacional, entender o que está sendo feito e as possibilidades que se abrem a partir desse novo fenômeno – que convencionamos chamar de Convergência Educacional – que a Sucesu-MG está organizando este evento, que acontecerá no dia 07 de abril, em Belo Horizonte. Nada impede que seja levado, posteriormente, a outras capitais.

Vale a pena participar. Veja programação e informações completas: www.sucesumg.org.br/educacional .

1 Comentário
1 Comentários
  1. Parabéns Professor! As suas matérias são ótimas. Me orgulho muito de ter começado minha vida profissional ao lado do Sr. Como você disse nessa nota, hoje em dia para um professor e palestrante é mesmo necessário que ele possua seus próprios equipamentos, pois em muitos lugares, as vezes não tem ou é muito precário e os preços estão ajudando.
    Um grande abraço,
    Flávio Márcio.

Comente