E-MAIL AOS DEPUTADOS DE PERNAMBUCO

Lúcio de Andrade Fonseca

Há alguns dias, sensibilizado pela situação de crianças recifenses que mergulham num canal de esgoto para apanhar latinhas e assim levar alguns trocados para casa, publiquei um post sobre o assunto na minha página do Facebook. 4 amigos curtiram e 5 compartilharam. Não é muito, para salvar o mundo, mas já é alguma coisa, né? Pelo menos, fiz minha parte… Será?

Incomodado pelo meu pouco pragmático “indignismo facebookiano” – desabafamos ali, recebemos a solidariedade de alguns amigos e… tudo fica como dantes no quartel de Abrantes – tive uma idéia e a pus em prática: escrever um e-mail para os deputados da bancada federal de Pernambuco, CC para o Presidente da Câmara, e expor o problema como uma ótima oportunidade para que eles amenizassem a péssima imagem que Câmara e parlamentares têm no Brasil. Consegui na Internet o nome e e-mail de cada um dos 25 deputados e mandei-lhes a mensagem abaixo, há alguns minutos – o tom é propositalmente positivo, pois não acredito que alguém vá ler e, se ler, terá boa vontade para implementar uma sugestão embalada em agressividade ou sarcasmo. O importante é vencer a guerra, arregimentando parceiros. Curioso para ver se haverá respostas.

de:  Lúcio Fonseca <lucio@luciofonseca.com.br>
para:  dep.eduardodafonte@camara.gov.br,
dep.inocenciooliveira@camara.gov.br,
dep.carloseduardocadoca@camara.gov.br,
dep.anaarraes@camara.gov.br,
dep.joaopaulolima@camara.gov.br,
dep.pastoreurico@camara.gov.br,
dep.fernandocoelhofilho@camara.gov.br,
dep.gonzagapatriota@camara.gov.br,
dep.wolneyqueiroz@camara.gov.br,
dep.lucianasantos@camara.gov.br,
dep.pedroeugenio@camara.gov.br,
dep.silviocosta@camara.gov.br,
dep.josechaves@camara.gov.br,
dep.jorgecortereal@camara.gov.br,
dep.fernandoferro@camara.gov.br,
dep.robertoteixeira@camara.gov.br,
dep.andersonferreira@camara.gov.br,
dep.paulorubemsantiago@camara.gov.br,
dep.sergioguerra@camara.gov.br,
dep.mendoncafilho@camara.gov.br,
dep.brunoaraujo@camara.gov.br,
dep.raulhenry@camara.gov.br,
dep.augustocoutinho@camara.gov.br
cc:  dep.henriqueeduardoalves@camara.gov.br,
data:  5 de novembro de 2013 12:52
assunto:  Oportunidade para melhoramento da imagem da Câmara e dos deputados de Pernambuco

Exmos. Senhoras e Senhores Deputados da Bancada Federal de Pernambuco e Exmo. Senhor Deputado Henrique Eduardo Alves, DD. Presidente da Câmara,

Tem este o objetivo de apresentar-lhes uma oportunidade concreta de amenizarem a imagem tão negativa que se cristaliza a respeito do Legislativo,  demonstrando que na Câmara Federal não existem apenas os meramente interessados em sugar ao máximo a nação, neste momento em que a população esclarecida do Brasil se mostra indignada e começa a se perguntar se vale a pena gastar parte tão significativa dos impostos, que penosamente paga, para remunerar representantes que raramente a representam.

 A matéria abaixo e, especialmente, o vídeo nela contido expõem uma das inúmeras chagas de seu Estado – Pernambuco. Trata-se da indignidade chamada Canal do Arruda, Zona Norte do Recife. Não preciso me estender na explicação, pois, muito provavelmente, os senhores têm pleno conhecimento e, se não, o vídeo é autoexplicativo. Peço encarecidamente que o vejam. É este o endereço:http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2013/11/02/no-recife-infancia-perdida-na-lama-e-no-lixo-103887.php

 Minha sugestão é que, sozinhos ou, ainda melhor, em uma frente suprapartidária, tomem para si a missão de extirpar este tumor do Estado de Pernambuco, não através de medidas paliativas, mas com um projeto bem articulado, que envolva, entre outros aspectos, o saneamento do canal e a montagem de um sistema de coleta seletiva, que possibilite a recolha e comercialização do material reciclável antes que seja ali jogado.

 Isto representaria forma de geração de renda para as famílias (para que seus filhos não tenham que chafurdar no esgoto para completar a renda familiar) e implicaria um trabalho de conscientização da população do entorno, que poderia ser feito em parceria com as escolas. Com certeza, os alunos, se incentivados, produzirão cartilhas e irão de porta em porta para esclarecer a população sobre as vantagens de descartar o seu lixo de forma adequada. As escolas que se destacarem neste trabalho, poderiam ganhar computadores ou obras de melhoramento ou livros para a biblioteca, por exemplo. Alunos adoram competições e isto, se usado com inteligência e respeito, pode colocar a fantástica energia e o idealismo dos jovens a favor de uma causa pública das mais meritórias.

 Como todo projeto, este necessitará de recursos financeiros, mesmo que não de tão alta monta. Aí vem o “pulo do gato” para que vocês amenizem a péssima imagem que o Legislativo tem e fiquem, pessoalmente, muito bem com a população, não só pernambucana, mas nacional: ao invés de simplesmente “pressionar” ou transferir a responsabilidade de solução para o Executivo Municipal ou Estadual, vocês mesmos assumiriam os custos do projeto, doando, por exemplo, parte de sua Cota de Exercício para a Atividade Parlamentar  (“Cotão”). Esta consumiu, nos primeiros 7 meses de 2013, 3,6 milhões de reais. Em um ano, a bancada pernambucana terá consumido 6,2 milhões (Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/08/19/interna_politica,436844/deputados-federais-de-pernambuco-gastaram-r-3-6-milhoes-em-sete-meses.shtml ). Com certeza, 50% disto será mais que suficiente para elaborar e executar este e vários outros projetos similares. 

Sei que não é simples o processo de transferir recursos de uma rubrica para outra e, por isto, estou enviando este também para o ilustre Deputado  Henrique Eduardo Alves, DD. Presidente da Câmara, que, sem dúvida, entenderá a importância estratégica e social da causa e encontrará meios de conseguir que parte dos recursos que o povo brasileiro já gastará, com o Cotão ou outras verbas parlamentares, seja canalizado para a solução direta de problemas como esse, que tanto afligem a população.

Imaginem o quanto representaria para vocês uma matéria na imprensa assim:

 BANCADA FEDERAL DE PERNAMBUCO DOA 3,5 MILHÕES DO COTÃO PARA A SOLUÇÃO DE GRAVES PROBLEMAS URBANOS E SOCIAIS DE SEU ESTADO

 Os Deputados Federais de Pernambuco , conscientes da urgência de extirpar verdadeiras chagas urbanístico-sociais de seu Estado, juntaram-se numa inédita frente suprapartidária e chamaram para si a responsabilidade de acabar com a indignidade que é o Canal do Arruda, onde crianças chafurdam no esgoto para catar latas e, assim, levar algum dinheiro para casa. Além deste, já se preparam para outros projetos de igual relevância, acreditando que acabou o tempo da conversa e chegou o tempo da ação.

 Tal gesto dos Deputados Federais de Pernambuco é uma demonstração de que nem tudo está perdido e de que podemos ainda acreditar que há, no Parlamento Brasileiro, homens de elevadas consciência cívica e sensibilidade social. É um exemplo que será, sem dúvida, seguido pelas bancadas de outros Estados.

 Tenho a certeza, Senhoras e Senhores Deputados, que aqueles dentre os (as) senhores(as) que compreenderem a relevância estratégica da oportunidade aqui apresentada, além de vivenciarem o enorme prazer que fazer o bem nos traz, estarão entrando na história de Pernambuco pela porta da frente e se transformando em referência para o país. Os demais estarão demonstrando, infelizmente,  sua opção preferencial pelo lado mais raso da política.

 Sou mineiro, mas, antes de tudo, cidadão do Brasil e do mundo e, por isto, mesmo sabendo das enormes chagas existentes no meu próprio Estado – exemplo: a miséria do Vale do Jequitinhonha – senti como meu dever sair do mero denuncismo e alertá-los para este problema, que se apresenta também como excepcional oportunidade para todos(as).

 Gostaria de ter retorno deste, qualquer que seja.

 À disposição.

PROF. LÚCIO FONSECA

Consultor de Gestão Estratégica

lucio@luciofonseca.com.br
VISITE: www.luciofonseca.com.br

PS: Para referências pessoais a meu respeito, tomo a liberdade de indicar o Ministro Walfrido dos Mares Guia, com quem trabalhei por 30 anos, que também nos lê em cópia.
2 Comentários
2 Comentários
  1. Parabéns, Lúcio, por brilhante iniciativa.O Brasil precisa de homens como você, que não fogem á luta e colocam a serviço da nação o que têm de mais precioso: caráter e inteligência.

    • Muito obrigado pelo estímulo, Kátia. Juntando forças, podemos fazer alguma diferença. Grande abraço.

Comente