Gestão integrada da educação em Ouro Branco – MG: pouco tempo, muito resultado.


Outro dia, fui dar uma palestra para Secretários de Educação associados à UNDIME. Acompanharam-me duas Diretoras de escolas públicas de Ouro Branco-MG: a Prof. Magda, de uma escola urbana, e a Prof. Lourdes, da zona rural, que deram um depoimento tocante sobre o processo de transformação que o sistema de educação daquela cidade está vivenciando.

A paixão que demonstraram, o brilho nos olhos com que falaram de seus avanços na implantação do Sistema de Gestão Integrado (vide post sobre Gestão Integrada), as fotos que mostraram e os casos que contaram, sobre mudanças vísiveis na postura e comportamento dos alunos, tanto no contexto urbano quanto no rural, deixaram claro que, apenas sete meses após o início do processo de implantação (que dura 2 anos), já se podem contabilizar resultados admiráveis.

A implantação do SGI em Ouro Branco é fruto da persistência e visão da Secretária de Educação, Prof. Maria Cláudia Bastos, uma notável educadora, com estofo para galgar muitas posições no cenário educacional brasileiro. Com seu jeito todo especial, “doutrinou” o Pe. Rogério, Prefeito Municipal, que abraçou de corpo e alma o projeto. Convenceu ainda a direção da Gerdau-Açominas a patrocinar parte da implantação. Mobilizando toda a comunidade, está fazendo mudanças que ficarão na história daquela comunidade. Não foi sem razão que recebeu, recentemente, em nome do município, um prêmio nacional, como destaque na qualidade da educação. (Na foto, a Secretária Maria Cláudia, no lançamento oficial do SGI e outros projetos educacionais, em agosto de 2005).

1 Comentário
1 Comentários
  1. bbnmmujuhuhu

Comente