Síntese de alguns temas abordados pelo Prof. Lúcio Fonseca em suas palestras. Outros temas poderão ser desenvolvidos, sob demanda, de acordo com as necessidades das organizações.

TEMÁTICA: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

As Tecnologias da Informação e a Escola do Século XXI

Esta palestra tem como principal objetivo sensibilizar os educadores para a necessidade inadiável de incorporar os recursos tecnológicos em sua prática educacional. Mostra os impactos das transformações sociais e tecnológicas, ocorridas nos últimos 50 anos, na relação Escola – Aluno, revelando caminhos para a reversão do profundo distanciamento que se criou entre eles. Mostra ainda, de forma prática, como professores e estudantes podem se beneficiar dos fantásticos recursos tecnológicos disponíveis hoje, tornando o trabalho educacional mais prazeroso e mais efetivo.

Gestão Estratégica da Sala de Aula: por uma Escola de Resultados

Os resultados decepcionantes do sistema educacional, a despeito dos inegáveis esforços de professores e gestores, leva à necessidade de repensar o ambiente da sala de aula. Compreendida como um ambiente de produção – de verdadeiros cidadãos e de conhecimento – pode apresentar resultados crescentemente melhores, na medida em que forem aplicados instrumentos de gestão que motivem todos a estabelecerem e perseguirem metas cada vez mais ousadas, nos planos individual e coletivo.

Redesenhados os papéis a serem desempenhados por  seus atores -  o professor, como gestor do ambiente de aprendizagem, e o aluno, como gerente de sua própria aprendizagem e carreira – professores e alunos formarão juntos uma equipe coesa e vencedora, em busca contínua do sucesso coletivo e individual.

Qualidade e Produtividade no Sistema Educacional

Os avanços na qualidade de produtos e serviços desenvolvidos no país são inegáveis, tendo isto ocorrido, em boa medida, pela aplicação dos princípios e ferramentas da qualidade aos setores da indústria e dos serviços. Não seria possível adaptar estes mesmo instrumentos para melhorar a qualidade da educação?

Esta palestra mostra que sim e aponta ainda caminhos inovadores para integrar os esforços de gestores, professores, funcionários e alunos em torno de objetivos comuns ligados ao aperfeiçoamento contínuo do sistema educacional.

Prazer em Ensinar; Alegria e Eficácia no Aprender
Esta palestra visa a mostrar os caminhos para um reencontro de prazeres: o de ensinar e o de aprender. E um encontro com níveis ainda mais elevados de efetividade do processo educacional. Com base na teoria mais atual e em experiências vencedoras colhidas em vários países, são apresentados os mecanismos que levam à aprendizagem efetiva e os meios para ativa-los e explora-los de modo a obter os mais elevados resultados, gerando, assim, altos níveis de satisfação e realização para professores e alunos.
Planejamento Estratégico em Família: Pais e Filhos Construindo Juntos o Futuro

Uma abordagem inovadora sobre as relações familiares. Partindo do pressuposto de que a família é uma pequena empresa e de que as empresas de sucesso são as que mais competentemente aplicam os conceitos e instrumentos de Planejamento Estratégico, são mostrados novos possíveis caminhos não só para superar as dificuldades atuais de educação de nossos filhos, mas também para melhorar a integração da família, a partir do desenvolvimento de projetos comuns.

Uma palestra leve, bem humorada e que traz, ao mesmo tempo, uma contribuição significativa, nestes tempos de tantas mudanças e tantas incertezas.

Empreendedorismo e vida: caminhos para a liberdade pessoal e autonomia responsável

O conceito de empreendedorismo, normalmente aplicado aos negócios, pode ajudar efetivamente o jovem a construir uma identidade própria, tornar-se “chefe de si mesmo” e apontar sua vida para a plena realização, independente de sua origem e condição social.

Nesta palestra são trabalhados os conceitos básicos de empreendedorismo e sua aplicação à vida pessoal, com enfoque voltado não apenas para a realização pessoal, mas também para a responsabilidade social.

Convergência Educacional: a incrível história de como a Escola aprendeu a ser empresa e a empresa aprendeu a ser escola

Cada vez mais, escolas e empresas se encontram no espaço da educação e da gestão.

Compreender como cada uma destas instituições pode-se beneficiar do expertise de uma e outra é a função desta palestra.

Gestão Estratégica e Inovação em Entidades Filantrópicas

Entidades filantrópicas devem ser administradas como qualquer outro empreendimento: de olho nos custos, na sustentabilidade econômica e em uma gestão baseada em um competente Planejamento Estratégico. Além disso, na busca contínua de inovar em sua prestação de serviços.

Educação de Qualidade: uma necessidade estratégica – um sonho possível (para redes públicas de ensino)

Um giro pelas inúmeras possibilidades e caminhos para tornar a escola pública verdadeiramente eficaz.

TEMÁTICA: GESTÃO EMPRESARIAL E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Globalização e Terceiro Milênio: desafios e oportunidades para empresas e profissionais

A partir da análise das transformações por que passou a sociedade nos últimos 50 anos e das tendências referentes ao ambiente de trabalho para o século que se inicia, define-se o perfil desejado da nova organização e também de um novo profissional, capazes de, juntos,  transformar os desafios representados pela mudança vertiginosa, pelos avanços tecnológicos e pela competitividade gerada pela globalização em oportunidades de alcance de metas cada vez mais ousadas e de realização pessoal e profissional.

Implantar sistemas ou subir o Everest: uma divertida comédia

O uso de sofisticados sistemas informatizados é hoje uma necessidade e uma realidade cada vez mais presente e vital para a correta gestão de organizações de qualquer natureza. Além da dificuldade de escolher os sistemas mais adequados, há uma ainda maior: a de implantá-los. Esta palestra, baseada na experiência concreta de coordenação da implantação de vários sistemas, com todos os seus erros e acertos, relata todo o caminho a ser percorrido, alertando para as armadilhas e os cuidados necessários, para que não se perca o investimento feito.

Planejamento estratégico: dimensões técnicas e humanísticas de um instrumento gerencial

O Planejamento Estratégico, que se transformou em necessidade sine qua non para a garantia da competitividade e, por conseqüência, da sobrevivência das empresas, pode ser um instrumento extremamente útil na tarefa de construir seres humanos mais ajustados e felizes.
A finalidade desta palestra é mostrar como empresas podem alcançar a liderança de mercado e pessoas podem alcançar o sucesso, no plano individual e familiar, profissional e pessoal, utilizando adequadamente os elementos do Planejamento Estratégico.
O profissional de TI e as novas demandas do mercado: ampliando perspectivas

A palestra enfatiza especialmente o fato de que o sucesso nesta área está hoje ligado à compreensão, por parte dos profissionais de TI, da importância de colocar o  foco no cliente e no negócio e não exclusivamente na tecnologia.

Discute o papel estratégico da TI para os negócios, as novas demandas dos usuários, os conflitos normalmente existentes entre a área de TI e os usuários, fatores de sucesso (e fracasso) de projetos em TI, além de um novo conjunto de características que podem tornar o profissional desta área ainda mais reconhecido.

Planejamento Estratégico na Gestão Pública: um estudo de caso.

Também no ambiente público é possível melhorar a eficácia da gestão, pela elaboração de um competente Planejamento Estratégico.

Esta palestra é um relato da trajetória real de construção do Planejamento Estratégico de uma cidade de Minas Gerais.

Avaliação e Gestão de Desempenho: Transformando Dificuldades em Oportunidades

A Gestão de Desempenho pode ser uma bênção ou uma maldição na empresa. Utilizar corretamente os aspectos técnicos na sua elaboração e aplicação é fundamental, mas não suficiente. Chamar a atenção para os aspectos emocionais e psicológicos envolvidos, bem como a teia  de relações envolvidas no processo é o objetivo desta palestra.

Inovação e Tecnologia: Novos Aliados da Escola na Batalha da Competitividade

A escola – de qualquer nível – é cada vez mais percebida como uma instituição empresarial como tantas outras. O que se discute neste trabalho

são as possibilidades de adaptação aos serviços educacionais das ferramentas tecnológicas e da filosofia e instrumentos avançados de prestação de serviços e de relacionamento com os clientes que as grandes empresas utilizam, com sucesso, há tempos. O tema é de interesse tanto dos educadores e administradores quanto de fornecedores de tecnologia.