PALESTRAS E CURSOS
TEMÁTICA: EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

 

Palestra Prof. Lúcio Fonseca para educadores em Belo Horizonte

Palestra Prof. Lúcio Fonseca para educadores em Belo Horizonte

Palestra Prof. Lucio Fonseca No Congresso Internacional de Educação em Angola

Palestra Prof. Lucio Fonseca No Congresso Internacional de Educação em Angola

Educação 3.0: Prática Docente, Tecnologia e Coisas Mais

A sociedade evoluiu: saímos da Era Agrária para a Era Industrial, daí para a do Conhecimento e estamos na da Criatividade e Inovação. As famílias mudaram: da conformação tradicional de pai, mãe e filhos para uma miríade de possibilidades de configuração. Os jovens mudaram: os nascidos nos anos 50 eram os baby boomers, depois vieram as gerações X, Y e Z (amanhã qual será?). O mercado de trabalho mudou: da produção em série para o reinado da co-laboração, do design, das equipes multi-disciplinares e transnacionais. A Internet mudou: a 1.0 distribuía informação pre-produzida; a 2.0 permitia a qualquer um ser autor; a 3.0 permite o compartilhamento de experiências, vivências e conhecimento em tempo real.

Como se situa a escola neste contexto? Como fazer para que ela sintonize o passo com as demandas do mundo contemporâneo e readquira a relevância que tinha no passado? Como construir, enfim,  a Escola 3.0?

As Tecnologias da Informação e a Escola do Século XXI
Esta palestra tem como principal objetivo sensibilizar os educadores para a necessidade inadiável de incorporar os recursos tecnológicos em sua prática educacional. Mostra os impactos das transformações sociais e tecnológicas, ocorridas nos últimos 50 anos, na relação Escola – Aluno, revelando caminhos para a reversão do profundo distanciamento que se criou entre eles. Mostra ainda, de forma prática, como professores e estudantes podem se beneficiar dos fantásticos recursos tecnológicos disponíveis hoje, tornando o trabalho educacional mais prazeroso e mais efetivo.

Gestão Estratégica da Sala de Aula: por uma Escola de Resultados
Os resultados decepcionantes do sistema educacional, a despeito dos inegáveis esforços de professores e gestores, levam à necessidade de repensar o ambiente da sala de aula. Compreendida como um ambiente de produção – de verdadeiros cidadãos e de conhecimento – pode apresentar resultados crescentemente melhores, na medida em que forem aplicados instrumentos de gestão que motivem todos a estabelecerem e perseguirem metas cada vez mais ousadas, nos planos individual e coletivo.

Redesenhados os papéis a serem desempenhados por  seus atores -  o professor, como gestor do ambiente de aprendizagem, e o aluno, como gerente de sua própria aprendizagem e carreira – professores e alunos formarão juntos uma equipe coesa e vencedora, em busca contínua do sucesso coletivo e individual.

Qualidade e Produtividade no Sistema Educacional
Os avanços na qualidade de produtos e serviços desenvolvidos no país são inegáveis, tendo isto ocorrido, em boa medida, pela aplicação dos princípios e ferramentas da qualidade aos setores da indústria e dos serviços. Não seria possível adaptar estes mesmo instrumentos para melhorar a qualidade da educação?

Esta palestra mostra que sim e aponta ainda caminhos inovadores para integrar os esforços de gestores, professores, funcionários e alunos em torno de objetivos comuns ligados ao aperfeiçoamento contínuo do sistema educacional.

Prazer em Ensinar; Alegria e Eficácia no Aprender
Esta palestra visa a mostrar os caminhos para um reencontro de prazeres: o de ensinar e o de aprender. E um encontro com níveis ainda mais elevados de efetividade do processo educacional. Com base na teoria mais atual e em experiências vencedoras colhidas em vários países, são apresentados os mecanismos que levam à aprendizagem efetiva e os meios para ativa-los e explora-los de modo a obter os mais elevados resultados, gerando, assim, altos níveis de satisfação e realização para professores e alunos.

Planejamento Estratégico em Família: Pais e Filhos Construindo Juntos o Futuro
Uma abordagem inovadora sobre as relações familiares. Partindo do pressuposto de que a família é uma pequena empresa e de que as empresas de sucesso são as que mais competentemente aplicam os conceitos e instrumentos de Planejamento Estratégico, são mostrados novos possíveis caminhos não só para superar as dificuldades atuais de educação de nossos filhos, mas também para melhorar a integração da família, a partir do desenvolvimento de projetos comuns.

Uma palestra leve, bem humorada e que traz, ao mesmo tempo, uma contribuição significativa, nestes tempos de tantas mudanças e tantas incertezas.

Empreendedorismo e vida: caminhos para a liberdade pessoal e autonomia responsável
O conceito de empreendedorismo, normalmente aplicado aos negócios, pode ajudar efetivamente o jovem a construir uma identidade própria, tornar-se “chefe de si mesmo” e apontar sua vida para a plena realização, independente de sua origem e condição social.

Nesta palestra são trabalhados os conceitos básicos de empreendedorismo e sua aplicação à vida pessoal, com enfoque voltado não apenas para a realização pessoal, mas também para a responsabilidade social.

Convergência Educacional: a incrível história de como a Escola aprendeu a ser empresa e a empresa aprendeu a ser escola
Cada vez mais, escolas e empresas se encontram no espaço da educação e da gestão.

Compreender como cada uma destas instituições pode-se beneficiar do expertise de uma e outra é a função desta palestra.

Gestão Estratégica e Inovação em Entidades Filantrópicas
Entidades filantrópicas devem ser administradas como qualquer outro empreendimento: de olho nos custos, na sustentabilidade econômica e em uma gestão baseada em um competente Planejamento Estratégico. Além disso, na busca contínua de inovar em sua prestação de serviços.

Educação de Qualidade: uma necessidade estratégica – um sonho possível (para redes públicas de ensino)

Um giro pelas inúmeras possibilidades e caminhos para tornar a escola pública verdadeiramente eficaz.